UNIVERSO DAS BACTÉRIAS

Sigam nosso blog. Sejam bem vindos!!!!
Powered By Blogger

domingo, 17 de abril de 2011

CURIOSIDADE


Você sabia que existem bactérias que produzem plástico?


                                            
 A bactéria que "produz" plástico chama-se "Alcaligenes latus"




   Material se decompõe com facilidade e desaparece em cerca de um ano  

     
      
Sacos de supermercado, garrafas de refrigerante, vasilhas e brinquedos são só alguns dos incontáveis objetos que podem ser feitos de plástico. E quem aí sabe qual é a matéria-prima desse material? Se alguém respondeu petróleo, acertou em parte...
     Há um plástico diferente que é produzido por bactérias. Ele é biodegradável - ou seja, decompõe com grande facilidade, desaparecendo do meio ambiente em cerca de 12 meses: tempo muito menor do que o plástico convencional, que pode levar centenas de anos para ser decomposto.
     O plástico biodegradável é feito de polihidroxialcanoatos. O nome é tão difícil de pronunciar que os pesquisadores usam a sigla PHAs para facilitar. Mas o que é são os PHAs? São moléculas produzidas por inúmeros micro-organismos, entre eles, a bactéria que você vê na imagem.
    Ela produz essas moléculas em seu interior na forma de grânulos e as utiliza como fonte energética. Manipulados pelos cientistas, os PHAs adquirem propriedades similares às do plástico convencional.
    O plástico biodegradável tem muitas utilidades: pode ser usado na fabricação de embalagens para produtos de limpeza, higiene, cosméticos e medicamentos, entre outros. Na área médica, o bioplástico serve também para fazer fios de sutura, próteses ósseas e cápsulas - que, inseridas debaixo da pele, liberam gradualmente medicamentos na corrente sanguínea.
    A grande vantagem do plástico biodegradável é reduzir a poluição do meio ambiente. Enquanto o plástico comum depende de uma fonte que pode acabar (o petróleo) e se acumula, sujando rios, lagos e terrenos, o bioplástico desaparece da natureza com rapidez e é produzido a partir de uma fonte, as bactérias, que se desenvolvem com facilidade.
Fonte: Jornal O Tempo online
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário